Governo de São Paulo busca voluntários para teste de novo medicamento de prevenção do HIV
O governo de São Paulo vai recrutar 354 voluntários para participar do teste internacional de um novo medicamento de prevenção do vírus HIV. O Cabotegravir é um antirretroviral injetável cujo efeito pode durar até dois meses. A ideia é que ele possa substituir, no futuro, as pílulas PrEP, que só funcionam quando tomadas diariamente.
A campanha para a seleção de voluntários começou na última segunda-feira (03). As pessoas precisam ter mais de 18 anos. O foco são homens cisgêneros gays e bissexuais, mulheres trans e travestis.
A metade dos pacientes injetará o novo medicamento a cada dois meses, ao mesmo tempo em que tomará comprimidos falsos. A outra parte vai se medicar com pílulas verdadeiras e receberá injeções falsas de Cabotegravir. Ninguém vai saber a qual grupo pertence. O estudo durará cerca de quatro anos e analisará se os que receberam somente o Cabotegravir tiveram proteção igual àqueles que tomaram os comprimidos PrEP.
Financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA, a pesquisa será realizada simultaneamente em sete países. Em SP, os testes serão feitos no Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS e no Hospital das Clínicas da USP. Instituições do Rio e de Porto Alegre também fazem parte do programa.
As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
eu quero participar
Olá Anônimo,
Só ligar – 11 3066-8000
Muito obrigado.
que bom que estao investindo no Brasil!!